quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

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A informática como instrumento da gestão escolar

A informática como instrumento da gestão escolar
A escola é um reflexo da sociedade na qual ela está inserida. Com a evolução social no que diz respeito às novas tecnologias, é necessário apropriar-se das ferramentas tecnológicas disponíveis para atingir os objetivos traçados, como passos da gestão escolar de sucesso.
A gestão escolar diferencia-se das demais por tratar de forma interativa as relações sociais, tais como, o planejamento, o uso racional de materiais, a coordenação dos trabalhos e a própria forma de democratização do espaço e do conhecimento.
“[...] enquanto a administração de empresa desenvolve teorias sobre a organização do trabalho nas empresas capitalista, a administração escolar apresenta proposições teóricas sobre a organização do trabalho na escola e no sistema escolar” (Felix, 1985, p 71).

Tecnologia não é apenas computadores avançados e telefones celulares de última geração. Tecnologias são meios, apoios e ferramentas que utilizamos dentro da escola com objetivo de alcance de êxito por parte de toda a comunidade escolar. Cabe ao gestor superar suas dificuldades organizacionais e trabalhar de forma colaborativa como incentivo aos demais colaboradores para utilização e uso sistematizado das novas tecnologias.
A motivação do gestor em incentivar seus colaboradores deve ser constante. Desta maneira, todos aprendem, se aperfeiçoam e inovam suas práticas, redescobrindo e reinventando maneiras de conquista do sucesso escolar.
A informática neste processo torna-se determinante, através do uso do laboratório, possibilitando pesquisas, construções de conhecimentos, a partir de cursos ministrados para docentes e discentes, voltados para a suas especificidades. Valendo-se de ferramentas, como: e-mail, blogs, sítios, home page, além da propagação da informação. Por último, é necessário interagir para descobrir as inúmeras possibilidades que a informática disponibiliza até o momento.

O impacto da informática na organização do trabalho pedagógico

O impacto da informática na organização do trabalho pedagógico


O trabalho pedagógico está envolto pela tecnologia. Tecnologia essa que foi definida por questões históricas e sociais. Analisando a história da educação, a tecnologia faz parte do fazer pedagógico.
A inserção de inovações no processo educacional sempre foi alvo de debates e intensas discussões. Com a utilização da informática, como recurso de aprendizagem, não seria diferente.
Sancho (1998) afirma que “a tecnologia não é um simples meio, mas transformou-se em um ambiente e em uma forma de vida: é este seu impacto substantivo” (p: 34).
Os profissionais da educação de um modo geral têm pouca ou nenhuma familiaridade com suportes de multimídias aplicados à educação. Daí, repassamos a idéia de que o que é interativo é mais vantajoso para o processo educacional.
O uso o computador por si só não resolverá nossos problemas educacionais.
Alonso, destaca que:

“... a entrada destes artefatos tecnológicos o cenário institucional educativo não esteve e não está isento de controvérsias e polêmicas em torno das necessidades, possibilidades e limitações dos mesmos. Frente a estas tecnologias não cabem posições ingênuas ou idealistas. É necessário considerar o papel de mediação que jogam no currículo escolar, no sentido de que não são inócuas nem neutras ideologicamente, em seu uso subjacem, sempre, opções comunicativas, representações culturais e determinadas seleções de conteúdos que devem ser levados em conta” (2000, p: 09).[1]

O planejamento é primordial para utilização da informática como elemento didático na execução do Projeto Político Pedagógico. No currículo está presente uma grande carga de ideologia construída historicamente; o planejamento faz-se necessário para que professor e aluno não sejam meros utilizadores da tecnologia, mas que consigam interagir de forma consciente e crítica.
O uso da informática como recurso pedagógico, necessita ser encarada como meio de facilitar e diversificar a aprendizagem.
A utilização da informática como um novo recurso, traz para o meio educacional desafios e barreiras que deverão ser transpostos diariamente, afim, de não criar na sociedade um processo de desqualificação profissional do docente. É imperativo que o professor busque maneiras de integrar a informática aos projetos da escola.
A informática não se traduz com a melhor tecnologia educacional, mas apresenta-se de maneira a ser mais uma ferramenta que auxilia o professor, que com seu uso continua no seu papel de mediador do processo ensino/aprendizagem, pois não perde a capacidade de decisão de quais meios e recursos utilizar.
[1] Texto apresentado na 23ª Reunião da ANPED, na Seção Especial “Multimídias, organização do trabalho docente e política de formação de professores”, Caxambu, 2000.

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O Centro de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, está localizado na Vila Nossa Senhora de Fátima. Inaugurado em 19 de agosto de 1996, com objetivo de atender inicialmente, Ensino Fundamental e Médio, da própria Vila e do Jardim Roriz.
A comunidade é oriunda do Bairro Nossa Senhora de Fátima (que seria extinto para a construção de uma barragem na região). Em sua maioria apresenta baixa escolaridade, o que não lhe impede de mostrar-se participativa nas atividades escolares, e, sobretudo, acreditar e atribuir importância à escola.
Para cumprir de forma eficiente seu papel, a escola precisa estar em sintonia com os anseios do grupo social no qual está inserida. Conhecer a realidade que a cerca, para ajudar na construção de uma sociedade mais igualitária.
Por ser um espaço de formação, a escola sofre e produz influências. Sofre pressões externas vindas da mídia, da política e da própria comunidade. Produz influências, quando consegue a partir de um trabalho eficiente transformar comportamentos nocivos à sociedade de um modo geral.
A escola é também um local de conflitos, porque lida com o ser humano; que precisa ter seu espaço respeitado e ao mesmo tempo adequar-se ao que melhor convém ao grupo a que
pertence.




















terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Formatura vespertino-2008

Hoje, 16/12/2008, teremos a formatura das 8ª séries e ASF-Correção de Flúxo, a partir das 19h.