A informática como instrumento da gestão escolar
A escola é um reflexo da sociedade na qual ela está inserida. Com a evolução social no que diz respeito às novas tecnologias, é necessário apropriar-se das ferramentas tecnológicas disponíveis para atingir os objetivos traçados, como passos da gestão escolar de sucesso.
A gestão escolar diferencia-se das demais por tratar de forma interativa as relações sociais, tais como, o planejamento, o uso racional de materiais, a coordenação dos trabalhos e a própria forma de democratização do espaço e do conhecimento.
“[...] enquanto a administração de empresa desenvolve teorias sobre a organização do trabalho nas empresas capitalista, a administração escolar apresenta proposições teóricas sobre a organização do trabalho na escola e no sistema escolar” (Felix, 1985, p 71).
Tecnologia não é apenas computadores avançados e telefones celulares de última geração. Tecnologias são meios, apoios e ferramentas que utilizamos dentro da escola com objetivo de alcance de êxito por parte de toda a comunidade escolar. Cabe ao gestor superar suas dificuldades organizacionais e trabalhar de forma colaborativa como incentivo aos demais colaboradores para utilização e uso sistematizado das novas tecnologias.
A motivação do gestor em incentivar seus colaboradores deve ser constante. Desta maneira, todos aprendem, se aperfeiçoam e inovam suas práticas, redescobrindo e reinventando maneiras de conquista do sucesso escolar.
A informática neste processo torna-se determinante, através do uso do laboratório, possibilitando pesquisas, construções de conhecimentos, a partir de cursos ministrados para docentes e discentes, voltados para a suas especificidades. Valendo-se de ferramentas, como: e-mail, blogs, sítios, home page, além da propagação da informação. Por último, é necessário interagir para descobrir as inúmeras possibilidades que a informática disponibiliza até o momento.
A escola é um reflexo da sociedade na qual ela está inserida. Com a evolução social no que diz respeito às novas tecnologias, é necessário apropriar-se das ferramentas tecnológicas disponíveis para atingir os objetivos traçados, como passos da gestão escolar de sucesso.
A gestão escolar diferencia-se das demais por tratar de forma interativa as relações sociais, tais como, o planejamento, o uso racional de materiais, a coordenação dos trabalhos e a própria forma de democratização do espaço e do conhecimento.
“[...] enquanto a administração de empresa desenvolve teorias sobre a organização do trabalho nas empresas capitalista, a administração escolar apresenta proposições teóricas sobre a organização do trabalho na escola e no sistema escolar” (Felix, 1985, p 71).
Tecnologia não é apenas computadores avançados e telefones celulares de última geração. Tecnologias são meios, apoios e ferramentas que utilizamos dentro da escola com objetivo de alcance de êxito por parte de toda a comunidade escolar. Cabe ao gestor superar suas dificuldades organizacionais e trabalhar de forma colaborativa como incentivo aos demais colaboradores para utilização e uso sistematizado das novas tecnologias.
A motivação do gestor em incentivar seus colaboradores deve ser constante. Desta maneira, todos aprendem, se aperfeiçoam e inovam suas práticas, redescobrindo e reinventando maneiras de conquista do sucesso escolar.
A informática neste processo torna-se determinante, através do uso do laboratório, possibilitando pesquisas, construções de conhecimentos, a partir de cursos ministrados para docentes e discentes, voltados para a suas especificidades. Valendo-se de ferramentas, como: e-mail, blogs, sítios, home page, além da propagação da informação. Por último, é necessário interagir para descobrir as inúmeras possibilidades que a informática disponibiliza até o momento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário