segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Intercâmbio Brasil e USA

CONSIDERAÇÕES: INTERCÂMBIO BRASIL e USA
De maneira acentuada torna-se perceptível que o sistema educacional norte-americano está caminhando rumo à gestão participativa; toda a comunidade escolar interagindo efetivamente em todos os setores da escola, em busca da excelência.
As diferenças físicas e estruturais são notórias, quando comparamos a nossa realidade a norte americana, contudo o DF ao longo de alguns anos vem adotando políticas educacionais amplamente usadas nos EUA. Ainda estamos no início de um longo processo, que além de mudanças no próprio sistema, faz-se necessária a criação de uma perspectiva quanto ao papel do docente e dos demais integrantes da comunidade escolar.
Quanto à Educação Integral numa visão particular consideramos o atual modelo norte americano como o ideal, pois cada turma é efetivamente a dona da sala de aula. Os alunos sentem-se parte da escola por terem ao seu dispor um espaço exclusivo de trabalho, essa medida os fazem mais participativos e concomitantemente demonstram maior empenho. Na realidade brasileira as salas de aula são divididas geralmente por três turmas distintas, na maioria das vezes em séries e realidades diversas, onde os alunos apenas sentem-se como integrantes de uma realidade educacional no período em que estão desenvolvendo suas atividades na escola. Atualmente não dispomos de um sistema educacional que nos permita um número reduzido de alunos por turma, a não ser em casos de turmas inclusivas, mas ainda assim, ultrapassamos em muito as salas de aula norte-americanas.
No que diz respeito à correção da distorção idade-série é uma circunstância de menor frequência nos EUA. Conhecemos durante nossas visitas, apenas uma escola que desenvolve esta atividade. Além do currículo aberto, os alunos que necessitam deste recurso apresentam dificuldades que perpassam a cognição; já que esta é corrigida dentro da própria escola.
A procura pela escola privada especificamente nesta região é mais uma questão filosófica do que de aprendizagem, uma realidade bem distante da brasileira. No Brasil, por uma questão de maior poder aquisitivo, a educação básica é ofertada na escola particular para que a graduação ocorra numa universidade pública.
Com a realização desse intercâmbio, a certeza de que a educação do DF está no caminho certo foi fortalecida. Estamos saindo de projetos impraticáveis para ações concretas e em consonância com a nossa realidade, ações que estão sendo capazes de nos tirar de um estado de letargia que permanecemos por um longo período.
Gestores do Brasil edição 2010.


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