Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar
O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar é uma iniciativa conjunta do Consed, da Undime, da Unesco e da Fundação Roberto Marinho que está em seu décimo ciclo de realização, proporcionando às escolas uma possibilidade de reflexão através da auto-avaliação sobre os fazeres pedagógicos e a gestão escolar.
O CEF Nossa Senhora de Fátima participa de maneira efetiva deste processo desde o ano de 2007 onde aconteceu a primeira iniciativa, ainda tímida, de mostrar o trabalho de toda uma equipe.
Para a realização da auto-avaliação contou-se com instrumentos que permearam cada dimensão da gestão escolar sendo estas: a gestão participativa, a gestão de recursos educacionais, gestão pedagógica, gestão de pessoas e gestão de serviços e recursos.
Os instrumentos de auto-avaliação foram analisados e assinalados por professores, coordenadores e servidores de secretaria; servidores gerais, da limpeza, da cantina, portaria e membros da comunidade representados por alunos, pais e/ou responsáveis por alunos.
O Prêmio permitiu ao grupo escolar colocar um grande espelho diante do seu trabalho, perceber suas necessidades e suas vitórias no que diz respeito ao fazer pedagógico a fim de unir forças na busca de metas e estratégias eficazes para os anos que se seguirão.
Além disso o trabalho realizado permite trazer à tona a história da Instituição bem como contemplar a proposta pedagógica que se baseia na Pedagogia de Projetos, acreditando, de acordo com Dewey que "educação é um processo de vida e não uma preparação para a vida futura e a escola deve representar a vida presente tão real e vital para o aluno como a que ele vive em casa, no bairro ou no pátio.” [1]
Acredita-se neste espaço escolar que “A gestão pedagógica de uma escola é o coração dela. É a partir das “emoções” que ali se desencadeiam que todo o restante da escola funcionará.” E, no CEF Nossa Senhora de Fátima a gestão acontece de maneira bastante participativa onde cada membro que a compõe é parte integrante deste sucesso que todos estão vivenciando com o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar no DF em 2009.
[1] in Presença Pedagógica v.2 n.8 mar/abr. 1996
O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar é uma iniciativa conjunta do Consed, da Undime, da Unesco e da Fundação Roberto Marinho que está em seu décimo ciclo de realização, proporcionando às escolas uma possibilidade de reflexão através da auto-avaliação sobre os fazeres pedagógicos e a gestão escolar.
O CEF Nossa Senhora de Fátima participa de maneira efetiva deste processo desde o ano de 2007 onde aconteceu a primeira iniciativa, ainda tímida, de mostrar o trabalho de toda uma equipe.
Para a realização da auto-avaliação contou-se com instrumentos que permearam cada dimensão da gestão escolar sendo estas: a gestão participativa, a gestão de recursos educacionais, gestão pedagógica, gestão de pessoas e gestão de serviços e recursos.
Os instrumentos de auto-avaliação foram analisados e assinalados por professores, coordenadores e servidores de secretaria; servidores gerais, da limpeza, da cantina, portaria e membros da comunidade representados por alunos, pais e/ou responsáveis por alunos.
O Prêmio permitiu ao grupo escolar colocar um grande espelho diante do seu trabalho, perceber suas necessidades e suas vitórias no que diz respeito ao fazer pedagógico a fim de unir forças na busca de metas e estratégias eficazes para os anos que se seguirão.
Além disso o trabalho realizado permite trazer à tona a história da Instituição bem como contemplar a proposta pedagógica que se baseia na Pedagogia de Projetos, acreditando, de acordo com Dewey que "educação é um processo de vida e não uma preparação para a vida futura e a escola deve representar a vida presente tão real e vital para o aluno como a que ele vive em casa, no bairro ou no pátio.” [1]
Acredita-se neste espaço escolar que “A gestão pedagógica de uma escola é o coração dela. É a partir das “emoções” que ali se desencadeiam que todo o restante da escola funcionará.” E, no CEF Nossa Senhora de Fátima a gestão acontece de maneira bastante participativa onde cada membro que a compõe é parte integrante deste sucesso que todos estão vivenciando com o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar no DF em 2009.
[1] in Presença Pedagógica v.2 n.8 mar/abr. 1996
Nenhum comentário:
Postar um comentário